quarta-feira, 23 de maio de 2012

IV Semana de Matemática FJAV

"O ensino da matemática no contexto da Inclusão Digital e Social."

Tema  Aula:

O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) na Construção doConhecimento no Contexto da Inclusão.

Cássia de Fátima

      A sociedade recebe uma forte influência da tecnologia transformado sua visão de homem e mundo. A importância da comunicação e o avanço das informações transforma as funções do educador, muda a natureza do trabalho e o uso do conhecimento.
       Tecnologias da Inteligência (Levy 1993) são "todas as experiências técnicas, políticas e humanas, geradas pelo homem. No entanto, é necessária a informação para a construção do desenvolvimento humano, o conhecimento, aprender a aprender, o processo de ensino-apredizagem exige também os princípios de pensar tais como curiosidade, criatividade, coerência e inclusão, contextualizando teoria e prática.
        Todavia, é necessáro atrelar educação e conhecimento no contexto da inclusão onde a uma necessidade da mudançã de atitude, o respeito a diferença, ao mundar o meu olhar, o mundo também muda é o saber-fazer, o saber viver juntos tudo isso com competência técnica.


Acadêmica: Tainara Sabrina Melo dos Santos  -  3° Período de História.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A importância de trabalhar com projetos


      Os projetos ensinam as crianças a trabalhar, a pesquisar e aaprender a fazer o mesmo com competência havendo assim uma interação do aluno com o conteúdo proporcionando assim com que a essência do projeto seja a qualidade.
       Todavia, o autor Celso Antunes mostra "o sentir por meio de um projeto e o envolvimento, a investigação, a comunidade e interdiciplinaridade". No projeto o professor é um intermediador e o aluno é um ser atuante com fazeres e ações.
       Para a elaboração de um projeto deve conter:
  • Objetivo: Qual a ess~encia do projeto;
  • Perguntas: O que propor;
  • Fontes: Onde buscar, elas devem responder as perguntas que o proketo propôs;
  • Fases: Começo, meio e fim;
  • Cronograma: O tempo para a concretização do projeto;
  • Indentificação: Que reflexão propor;
  • Idéias Principais: Aprendizagem significativa;
  • Linguagens: Expressão de saberes;
  • Contextualização: Trazer o projeto para o contexto do aluno;
  • Linha do tempo: Projetar todos os passos;
  • Avaliação: Houve aprendizagem? O aluno transformou-se? Ele aprendeu a pensar?
       Feito isso o projeto será uma coletiva onde o seu maior objetivo é o ensino-aprendizagem.


Referência Bibliográfica:

Vídeo aula "Porque trabalhar com projetos". Celso Antunes.

Acadêmica: Tainara Sabrina Melo dos Santos. 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Música na sala de aula

Atualmente temos muitos recursos tecnológicos que podem ser inseridos nas aulas, afim de torná-las mais dinâmicas e eficazes. Um desses recursos é a música, ela pode ser utilizadas em várias disciplinas, inclusive na história. Nos links abaixo você encontrar comentários de professores de história que fizeram um bom uso desse recurso e sugestões de como você também inseri a música na sala de aula.

http://musicanasaladeaula2008.blogspot.com.br/2008/11/msica-nas-aulas-de-histria.html
http://soprahistoriar.blogspot.com.br/2011/10/trabalho-com-musica-absolutimso.html




Francielle Souza

Comentário do Vídeo: "Trabalhando com projetos" Celso Antunes


Ao professor  trabalhar com projetos ele  faz com que os alunos sejam atuantes, pesquisadores e passe até mesmo a elaborar seus projetos de vida. Os alunos passam a aplicar aquilo que sabem e o professor passa ser um mediador e não o proprietário da informação. Ao trabalhar com projetos, a primeira coisa que o professor deve ter em mente é o objetivo, ou seja, o por quê daquele projeto.

Francielle de Souza Palmeira

terça-feira, 17 de abril de 2012

A Pré-história e seus avanços tecnológicos


A pré-história corresponde à primeira etapa da evolução humana e teve inicio com o surgimento dos primeiros hominídeos, perto de quatro milhões de anos atrás e estende-se até o aparecimento dos primeiros registros escritos por volta de 4000 a.C. O primeiro e mais longo período do desenvolvimento humano, que se estendeu até perto de 10000 a.C., chamamos de Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada. No Paleolítico, a subsistência era garantida com a coleta de frutos e raízes, a caça e a pesca; para isso, empregavam-se instrumentos rudimentares, feitos de ossos, madeira ou lascas de pedra.Um dos maiores avanços nesse período foi a descoberta e o controle do fogo, permitindo o aquecimento durante o frio, a defesa ao ataque de animais e a preparação de alimentos.Houveram  grandes mudanças no final da época paleolítica constituindo assim uma etapa denominada Mesolítico, a qual termina com estabelecimento da sedentarização dos principais grupos humanos, inaugurando uma nova época denominada Neolítico. Este último período pré-histórico, também chamado de Idade da Pedra Polida. Embora já conhecessem alguns metais, como o ouro e o cobre, os homens, no início desse período, tinham na pedra polida a matéria-prima básica para a fabricação de homo erectus armas e ferramentas de trabalho. O final do período Neolítico – chamado Idade dos Metais – caracterizou-se pela intensificação do uso dos metais, graças à descoberta e ao desenvolvimento de técnicas de fundição. O progresso de técnicas de fundição levou ao aperfeiçoamento dos utensílios e das armas.

Alguns dos avanços tecnológicos do Período Paleolítico

Homem do período paleolítico

Instrumentos do paleolítico inferior 

Instrumentos do paleolítico médio

Instrumentos do paleolítico superior

A descoberta e o controle do fogo

Alguns dos instrumentos utilizados no Período Neolítico.

A técnica da pedra polida.
.


Triturador de cereais.

Alguns instrumentos do paleolítico.

O final do período Neolítico – chamado Idade dos Metais – caracterizou-se pela intensificação do uso dos metais.


Desenvolvimento das técnicas de fundição.


Armas e ferramentas criadas na Idade dos Metais.